Sobre Cachaça

A Cachaça é um produto genuinamente brasileiro. Resultado da moagem da cana é produzida e apreciada desde o ´o início do século XV, ou seja praticamente junto com o descobrimento do Brasil, sendo, portanto o primeiro destilado criado nas américas.

Ha registros que a cana de açucar já era plantada na Ilha da madeira em 1452. Há suposições que os portugueses já fizessem alguma bebida com a cana e que Alvares Cabral a tivesse em sua viagem. De qualquer maneira os registros históricos indicam que a cana de açucar chegou ao Brasil já em 1502, com as primeiras mudas de trazidas por Gonçalo Coelho.

Posteriormente há registros que indicam que 1520 já havia engenhos de açucar na Bahia e a venda de açucar para Portugal. O início da fermentação do melaço e da criação da aguardante é impreciso, sendo provável ter ocorrido entre 1516 e 1532, em algum dos primeiros engenhos instalados no litoral entre São Paulo e Pernambuco. Há versões que no litoral de São Paulo, entre 1532 e 1534, no Engenho São Jorge dos Erasmos, também conhecido como Engenho do Governador, houve um empreendimento de quatro portugueses, entre eles Martim Afonso de Souza, e do holandês Johan van Hielst com o objetivo de produzir um destilado de cana.

Nesses mais de 500 anos de história a cachaça passou por várias fases, tendo sido proibida por portugal em determinadas épocas. No início era considerada uma bebida pouco nobre, consumida por camponeses e escravos. Foi moeda de troca na época da escravatura, sendo muito enviada para a àfrica. Para algumas regiões do Brasil, no litoral de São Paulo, da Bahia e do Recife, foi uma fonte de renda importante. Deu origem a outras bebidas, como o Rum, produzido na américa central.

No século XX, por influencia europeia passou a ser produzida no Rio Grande do Sul, hoje um polo importante de produção. Saiu da área litoranea e partiu para o interior de São Paulo e Minas, onde se concentram hoje os principais Produtores. A bebida evoluiu e se sofisticou passando a ser consumida em todas as classes sociais no Brasil e no mundo, passando a ser exportada. Há diversas versões premium qie ancançam valores acima de R$ 1.000,00.

Hoje, portanto, a cachaça possui versões das mais simples até as mais sofisticadas, com embalagens de luxo. Tem versões de produção elaborada com envelhecimento em toneis de maneira nobre como o vinho e o uisque. Passou a ser um item de exportação. Sua produção está concentada no Interior de Minas, São Paulo e do Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Paraiba em alambiques modermos.

Veja mais sobre os métodos de produção da cachaça

veja mais sobre os benefícios da cachaça para a saúde

Compre aqui as melhores cachaças

Carrinho de compras